Sinais de que o seu celular está com vírus e deve ser resetado
Detectar sinais de vírus no celular tornou-se uma preocupação predominante entre 98,9% dos brasileiros que usam seus dispositivos móveis para acessar a internet. O principal adversário a ser enfrentado é o vírus, um tipo de malware com grande capacidade de se replicar e se propagar automaticamente, comprometendo a segurança dos dispositivos e das redes.
Um vírus de celular, assim como outros tipos de malware, pode operar de maneira discreta em segundo plano, sem que o usuário perceba, enviando informações confidenciais e detalhes sobre o uso do dispositivo para terceiros. Entre os impactos mais graves dessa ameaça, o malware pode inscrever o telefone em serviços premium fraudulentos, coletar informações bancárias e utilizar dados sensíveis para cometer fraudes financeiras.
Os cibercriminosos costumam explorar temas populares na web e eventos de grande repercussão, como a pandemia de COVID-19, ou datas comerciais significativas, como o Mês do Consumidor, Black Friday e Cyber Monday, para propagar malwares.
Veja também: Seu celular está com vírus? Veja dicas de como removê-los
Sinais de que o celular está com vírus
Reconhecer sinais de infecção é essencial para proteger suas informações e garantir o funcionamento adequado do seu dispositivo. Aqui estão alguns sinais de alerta a observar para manter seu aparelho seguro:
- Publicidade excessiva: Se você começar a ver um volume anormal de anúncios pop-up e publicidade invasiva, especialmente fora do contexto de aplicativos gratuitos que normalmente mostram anúncios, seu dispositivo pode estar comprometido. Muitos malwares exibem anúncios para gerar lucro para seus criadores, prejudicando sua experiência e expondo-o a conteúdos nocivos.
- Aplicativos suspeitos: A presença de aplicativos desconhecidos ou que você não lembra de ter instalado pode ser um sinal de infecção. Vírus e malwares frequentemente adicionam aplicativos sem o seu consentimento para continuar suas atividades prejudiciais.
- Bateria descarregando rapidamente: Uma queda repentina na duração da bateria pode ser um indício de infecção. Malwares operam em segundo plano, consumindo recursos e drenando a bateria mais rapidamente do que o normal. Se o seu celular está descarregando rapidamente sem mudanças no uso, isso pode indicar um problema.
- Superaquecimento: Se o seu celular está superaquecendo frequentemente, mesmo quando não está sendo usado intensivamente, isso pode ser um sinal de infecção. Malwares podem estar executando processos constantes em segundo plano, gerando calor. Embora seja normal o celular esquentar durante uso prolongado ou ao rodar aplicativos pesados, o superaquecimento constante sem motivo aparente é um alerta.
- Uso excessivo de dados: Um aumento inesperado no uso de dados móveis pode indicar que seu celular está infectado. Alguns malwares utilizam a conexão de dados para enviar informações roubadas, baixar mais vírus ou exibir publicidade. Acompanhe o consumo de dados e verifique quais aplicativos estão consumindo mais internet.
- Mensagens de texto incomuns: Receber ou enviar mensagens de texto estranhas, especialmente para números desconhecidos, pode sinalizar que seu celular está comprometido. Alguns vírus enviam mensagens para números premium, resultando em custos elevados, e podem conter links maliciosos que infectam outros dispositivos ao serem clicados.