85% das pessoas pretendem comprar na data Black Friday diz pesquisa

A Black Friday deste ano, que acontecerá em 29 de novembro, promete movimentar o comércio, conforme aponta uma pesquisa do Mercado Livre e Mercado Pago. O estudo, realizado com 27 mil pessoas entre 1º e 15 de outubro, revelou que 85% dos participantes têm a intenção de fazer compras. Além disso, os resultados mostram que os consumidores planejam aumentar seus gastos em relação ao ano passado.

Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que vão aproveitar as promoções, enquanto 30% optam por apenas acompanhar as ofertas nas lojas. Roberta Donato, diretora sênior de Marketplace do Mercado Livre, destacou o aumento do otimismo entre os consumidores brasileiros em relação à Black Friday, afirmando que “a data está se firmando no mercado brasileiro”.

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Gastos e pagamentos

Em relação às opções de pagamento, 54% dos participantes da pesquisa indicaram preferência pelo cartão de crédito. Na sequência, 19% optaram pelo Pix, 16% escolheram a linha de crédito, 10% utilizarão o cartão de débito e apenas 1% mencionou o boleto como forma de pagamento.  O estudo revela ainda que 62% dos consumidores têm a intenção de gastar até R$ 3 mil durante a Black Friday, e que 64,3% deles já estão organizando suas compras para a data.

A grande maioria dos participantes da pesquisa (96%) opta por efetuar suas compras pela internet, com 87% afirmando ter comprado no mesmo período em 2023. Os dados sugerem que a maioria das compras será realizada através de marketplaces, com os sites das marcas ocupando a segunda posição.

Entre os itens que os consumidores pretendem adquirir, 51% mencionaram eletrônicos, 46% optaram por roupas e 45% por eletrodomésticos. No que diz respeito às formas de pagamento, 75% dos entrevistados preferem usar o cartão de crédito, enquanto 23,2% optam pelo Pix, e 83% planejam parcelar suas compras em até 12 vezes.

Intenção de Compra para a Black Friday 2024

A pesquisa de Intenção de Compra para a Black Friday 2024 revela que os consumidores estão se organizando antecipadamente, com 57% deles utilizando sites e redes sociais das empresas para se manter informados sobre as promoções.

Diversos fatores impactam a decisão de compra, sendo que 65% dos entrevistados mencionaram anúncios online, 59% citaram as redes sociais e 19% apontaram influenciadores digitais como influências relevantes. Adicionalmente, cerca de 60% consideram o custo do frete um aspecto importante, e quase 40% afirmaram que não pagariam um valor adicional para receber o produto de forma mais rápida.

Os principais fatores que poderiam fazer os consumidores desistirem de uma compra, mesmo diante de uma oferta tentadora, são as taxas de frete (57%), preços superiores aos de períodos anteriores (50%), falta de confiança na loja (45%), classificações baixas em sites de avaliação (43%), feedbacks negativos nas redes sociais (42%) e a impressão de que o desconto não é realmente atrativo (40%).