50 pessoas ficam feridas após incidente durante voo da Latam

Na manhã desta segunda-feira, dia 11 de março, aconteceu um incidente envolvendo um voo da Latam. O avião partiu de Sydney, na Austrália, com destino a Santiago, no Chile, mas tinha uma escala em Auckland, na Nova Zelândia. Durante o percurso entre a Austrália e a Nova Zelândia, o voo passou por problemas de altitude. 

Segundo os passageiros, houve uma perda súbita de altitude, o que acabou arremessando diversas pessoas ao teto da aeronave. Alguns passageiros relataram que havia sangue na parte interna do avião, 50 pessoas ficaram feridas e, ao todo, 12 tiveram que ser encaminhadas para hospitais da Nova Zelândia. 

Conforme divulgado, a mudança de altitude de um avião acontece em razão de uma turbulência ou da necessidade de descida rápida por uma descompressão. Por enquanto, a  Latam ainda não informou as causas do incidente, mas deve investigar o caso nos próximos dias. No entanto, o incidente foi chamado de um “evento técnico” pela empresa. 

Dessa forma, o que sabemos até agora é que a forte turbulência causou um forte movimento do Boeing 787, enquanto ainda está em voo. Embora o incidente tenha assustado os passageiros e deixado alguns feridos, não houve nenhum problema grave e o pouso aconteceu dentro do horário esperado. 

Detalhes do incidente 

O Boeing 787, segundo o site Flightradar24, passou por uma diminuição de altitude entre as 2h20 e 2h27 do voo, passando de 41 mil pés (12.497 metros) para 40.692 pés (12.403 m). Assim, é possível observar uma discrepância de 94 metros é comparável à altura de um prédio de 31 andares. No entanto, não há indicação imediata de uma queda abrupta que ocorreria em um período mais curto.

A conta oficial do Flightradar24 na rede social X (antigo Twitter) afirma: “Nossos dados não indicam uma perda significativa de altitude durante o voo”. Em um tuíte subsequente, destaca-se: “[Esse episódio] serve para ressaltar que é mais seguro manter os cintos de segurança afivelados durante o voo enquanto se está sentado.”

Comunicado da Latam 

Em nota, a Latam informou sobre o incidente e lamenta pelo ocorrido. Confira abaixo: 

“O Grupo LATAM Airlines informa que o voo LA800, que opera hoje a rota Sydney – Auckland, teve um evento técnico durante o voo que causou um forte movimento.

O avião pousou no aeroporto de Auckland conforme programado. Como resultado do incidente, alguns passageiros e tripulantes de cabine foram afetados. Eles receberam assistência imediata e foram avaliados ou tratados pela equipe médica no aeroporto, conforme necessário.

A LATAM lamenta os transtornos e prejuízos que esta situação possa ter causado aos seus passageiros e reitera o seu compromisso com a segurança como prioridade no âmbito dos seus padrões operacionais.”

As informações que temos até o momento é que apenas uma pessoa ficou em estado grave, enquanto as outras apresentaram um quadro moderado. Todos os passageiros que precisaram de atendimento médico foram encaminhados para o hospital Hato Hone St John, em Auckland, Nova Zelândia. 

Para finalizar, o voo com destino a Santiago foi cancelado, mas a empresa informou que os passageiros poderão embarcar em um novo voo com o mesmo destino na terça-feira, dia 12 de março.