5 motivos para você NÃO dormir com o ar condicionado ligado durante a noite

Em diversas regiões do país, onde o calor persiste durante todo o ano, o uso do ar-condicionado tornou-se frequente, sendo uma forma de proporcionar alívio nas noites mais abafadas. No entanto, a população deve estar cientes dos riscos associados a essa prática, pois o seu uso inadequado pode acarretar uma série de problemas de saúde, especialmente respiratórios.

Quais são as consequências?

De acordo com a Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica, até 20% dos casos de resfriados e bronquites no verão estão relacionados ao uso incorreto do ar-condicionado. Isso ocorre devido à exposição prolongada a temperaturas muito baixas, o que pode enfraquecer as defesas do organismo, facilitando a entrada de vírus e bactérias nas vias respiratórias. 

Durante o sono, a temperatura corporal tende a diminuir, e um ambiente excessivamente frio pode gerar um desequilíbrio térmico afetando o sistema respiratório.

Além dos problemas respiratórios, dormir com o ar-condicionado ligado pode ocasionar: 

  • Ressecamento da pele, dos olhos e do cabelo, devido à baixa umidade do ar;
  • Contraturas musculares podem surgir devido à tensão causada pelo frio;
  • Desidratação é uma consequência da perda de líquidos pelo suor e pela respiração. 

Fora os impactos na saúde, o aumento do consumo de energia elétrica e da emissão de gases poluentes também são impactos negativos dessa prática.

Ar Condicionado 2
A temperatura ideal do ar-condicionado para dormir é 23°C. (Reprodução/Internet)

Como diminuir os impactos do ar-condicionado?

Para utilizar o ar-condicionado sem comprometer a saúde, algumas recomendações são fundamentais. Por exemplo, escolher um aparelho adequado ao ambiente, realizar a limpeza e troca dos filtros regularmente, e manter a temperatura entre 23°C e 26°C, evitando mudanças bruscas, são medidas importantes. 

Além disso, o uso de um umidificador ou recipientes com água pode ajudar a aumentar a umidade do ar, enquanto se hidratar bem antes de dormir e evitar o contato direto com o fluxo de ar frio são práticas preventivas.

Em adição, o isolamento térmico surge como uma solução eficaz para manter o ambiente fresco, reduzindo a entrada de luz solar direta. Neste caso, recomenda-se fechar cortinas, persianas ou utilizar películas de janela reflexivas contribui para bloquear os raios solares, diminuindo a temperatura interna. Em alguns casos, a melhor opção é a instalação de isolamento térmico nas janelas é uma medida adicional para manter o calor fora, proporcionando um ambiente mais agradável.

Os consumidores também podem optar por roupas leves, feitas de tecidos naturais como algodão e linho, também desempenha um papel importante para uma noite mais confortável. Neste caso, esses materiais permitem que a pele respire e o suor evapore, proporcionando uma sensação mais fresca. Outra opção é utilizar lençóis de algodão que, em vez de materiais sintéticos, ajudam a reduzir a retenção de calor durante o sono.