5 coisas que a ciência NUNCA conseguiu resolver

Atualmente, diversos cientistas estão focados em resolver alguns mistérios do universo e desvendar os segredos que escondem. Após longos anos de estudos, ainda existem algumas questões sem respostas e seguem sendo grandes mistérios para os seres humanos. 

De modo geral, a ciência estuda diversas áreas do conhecimento. Desde a antiguidade, existem pessoas que dedicam a vida em busca de descobrir as origens da vida, do universo e para onde iremos. Neste caso, os cientistas, que podem ir de filósofos a astrofísicos, não param de questionar diversas questões que envolvem o universo e nós seres humanos. 

Apesar da falta de respostas, existem teorias para tentar explicar como funcionam essas questões. No entanto, as teorias não vão uma verdade absoluta e, muitas delas, ainda não tem provas científicas concretas, mas são um ponto de partida para dar continuidade aos estudos. 

Universo
O vasto universo ainda é um grande mitério para cientistas. (Reprodução/Internet)

Por enquanto, o que a ciência não explica? 

Até o momento, existem muitos fatos sem explicação científica, mas separamos alguns deles que são grandes mistérios sem solução e objetivo de estudo dos cientistas. Veja quais são abaixo: 

  • Origem do universo 

A origem do universo é objeto de debate e estudo na comunidade científica e abrange várias teorias, sendo a teoria do Big Bang a mais conhecida e aceita atualmente. De acordo com essa teoria, o universo surgiu há aproximadamente 13,7 a 14 bilhões de anos através de uma grande explosão cósmica. Apesar de haver vestígios de que isso pode ter sido verdade, ainda existem muitos questionamentos sobre a veracidade. 

  • Universos Paralelos 

Existem teorias de que o nosso universo não é único. Na verdade, para muitos cientistas é possível que existam universos paralelos ao nosso, ou seja, realidades alternativas. Neste contexto, existem pessoas que vivem em outro tempo e espaço simultâneo ao nosso, mas ainda não há explicações que comprovem este estudo, embora muitos acreditem que, através da expansão do Big Bang, outros universos foram gerados.  

  • Consciência humana 

A mente humana, mesmo sendo algo tão próximo de nós, ainda esconde muitos segredos. Para Ernst Mayr, biólogo do século XX, a consciência dos seres humanos pode ser mais antiga do que imaginamos, tendo origem antes dos primeiros homo sapiens, mas estando relacionada diretamente aos animais no processo de evolução. Até então, muitos mistérios da nossa mente já tem solução e nos ajudam a entender o nosso corpo. Porém, o cérebro ainda não foi completamente estudado e a evolução está sempre trazendo novas descobertas. 

  • Vida fora da Terra 

Atualmente, é considerada a questão mais intrigante para cientistas. Com a descoberta de bilhões de planetas em nosso universo, fica difícil acreditar que somos os únicos vivendo aqui. Cientistas da Nasa já encontraram vestígios de formas de vida vivendo em outros planetas não tão longe daqui, mas ainda existem poucos estudos sobre isso. A questão é tema de debates mesmo fora da comunidade científica e gera dúvidas em muitas pessoas. Apesar disso, ainda não existe nada concreto sobre vida fora da Terra e os estudos continuam acontecendo. 

  • Matéria escura 

Por fim, a matéria escura, como o próprio nome sugere, não emite luz e não absorve radiação, o que a torna invisível à observação direta. Além disso, sua existência é inferida pelos efeitos gravitacionais que exerce sobre outros corpos celestes e na estrutura do Universo. Por enquanto, cientistas acreditam que a matéria escura seja composta por partículas massivas que interagem apenas via gravidade, o que dificulta sua detecção direta, sendo objeto de estudo e questionamentos em diversas áreas. 

As questões citadas acima ainda estão sendo estudadas e estão sujeitas a mudanças. Por enquanto, ainda não há explicação para questões relacionadas a elas, mas com a evolução tecnológica é possível que a resposta esteja cada dia mais perto. Os interessados que quiserem saber mais, podem procurar informações através de revistas científicas e em portais dedicados a publicar essas informações.