Descubra como consultar o FGTS pelo CPF no celular

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal, é um dos benefícios trabalhistas mais conhecidos entre os trabalhadores. Neste caso, todos os brasileiros que exercem a profissão com carteira assinada, conforme as determinações do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), têm o direito de receber o benefício.

Dessa forma, o trabalhador deve receber uma quantia de dinheiro paga pelo empregador, o valor é referente a 8% do salário do funcionário e deve ser depositado em uma conta poupança da Caixa. O dinheiro permanece guardado para situações de emergência, como demissão sem justa causa, ou até que seja realizado um saque, podendo ser de diferentes modalidades. 

Os trabalhadores devem consultar com frequência os valores depositados no fundo, para garantir que os empregadores estão efetuando corretamente os pagamentos ou caso queiram saber o saldo disponível a fim de se planejar para realizar um saque. 

Por isso, existe uma forma prática de consultar o benefício, podendo ser através do celular ou site. De modo geral, será necessário apenas o número do CPF para realizar a consulta, não sendo necessário informar outros documentos ou dados. Além disso, muitos trabalhadores têm dúvidas sobre a correção do FGTS no período de 1999 a 2013 e buscam informações sobre o aplicativo oficial do FGTS.

Como consultar o FGTS usando o celular?

FGTS
Aprenda a consultar o saldo do FGTS. (Reprodução/Internet)

Para consultar o FGTS pelo CPF é necessário utilizar um aplicativo para dispositivos móveis ou até mesmo sites oficiais da Caixa Econômica. Nesse sentido, a maneira mais prática é através do aplicativo, sendo necessário apenas instalar a plataforma. Abaixo, confira um passo a passo do que dele ser feito: 

  • Baixe o aplicativo FGTS:

Acesse a loja de aplicativos Google Play para Android ou App Store para iOS.

Procure por FGTS e faça o download do aplicativo oficial.

  • Faça login no aplicativo:

Abra o aplicativo e clique no botão “Entrar no aplicativo”.

Informe seu CPF e siga as instruções para fazer login.

  • Cadastre-se (se for o primeiro acesso):

Se for o primeiro acesso, clique em “Cadastrar/Esqueci Senha” e siga as etapas de cadastro.

  • Verificação de e-mail e criação de senha:

Verifique o e-mail recebido e siga as instruções para ativar a conta.

Crie uma senha com 6 ou 8 dígitos para utilizar no aplicativo.

Por fim, o aplicativo garante segurança aos usuários e credibilidade nas informações que estão sendo disponibilizadas. Dentre as principais vantagens da plataforma estão: a consulta ao saldo do FGTS, atualização de dados cadastrais, consulta de extratos e informações sobre saques e depósitos.